Planejando a decoração inspirada nas fases da lua

 

Olá,

Neste post quero trazer algumas ideias que poderão te inspirar a se planejar antes de começar sua reforma, sua decoração...

Mas antes quero me apresentar, eu sou a Maria Aguiar, arquiteta e astróloga que utiliza o Mapa Astral como uma ferramenta para orientar o meu trabalho, tanto na interpretação do perfil do cliente, bem como na organização do trabalho propriamente dito.

Você pode estar se perguntando: Como assim? E o que isso tem a ver com a minha decoração?

Você sabia que a astrologia é um conhecimento milenar que se baseia na observação dos ciclos da natureza e no movimento dos astros?

E que os planetas e seus movimentos vem sendo observados pelo homem desde os primórdios, servindo inclusive para orientar suas decisões?

Então quero te propor algo diferente para se conectar com os astros, que tal se inspirar nas fases da Lua para planejar as etapas da sua decoração?

E porque a Lua? Porque ela influencia nossas emoções e reações ao percorrer todo o zodíaco em um ciclo que se repete todos os meses, passando por cada signo e nos inspirando dia a dia com as qualidades de cada signo.

Ao observar o clima emocional de cada fase lunar fiz uma relação com o clima emocional que cada etapa de uma decoração desperta em nós.

Um ciclo lunar completo é chamado de lunação e tem seu desenvolvimento em aproximadamente 28 dias ou 4 semanas, indo da fase nova para a crescente, chegando ao ápice na fase cheia e terminando na fase minguante. Cada fase ocorre em um signo que tem qualidades que nos influenciam emocionalmente.

Associando as qualidades de cada signo, de cada fase lunar cheguei a esta ideia de que na vida ou na decoração o ideal é que tudo comece com o planejamento e que a gente vá dando forma às ideias e usando a criatividade para dar aquele toque especial e só então possa finalizar pesquisando as opções mais adequadas ao que descobrimos ao longo de todas as etapas ou fases.

E é isso que eu sugiro para cada etapa da decoração, inspirada em cada fase do ciclo lunar...

A Lua Nova é a fase que inicia o ciclo lunar, um ótimo momento para planejar seja lá o que for.

A Lua Crescente é a melhor fase para buscar informação e inspiração para o que estamos fazendo.

E isto irá “aparecer”, ficar em evidência na Lua Cheia que é o ápice do ciclo.

O ciclo termina na Lua Minguante, fase de fechamento, de conclusão.

Estas ideias que estou compartilhando aqui, surgiram na Lua Nova de Capricórnio, signo ligado ao mundo material, das realizações práticas e do planejamento, observe como as fases que se seguiram ocorreram em signos que de acordo com suas qualidades tem a ver com cada etapa da decoração.

13/01 – Lua Nova em Capricórnio

20/01 – Lua Crescente em Touro

28/01 – Lua Cheia em Leão

04/02 – Lua Minguante em Escorpião

(Touro é também um signo ligado ao mundo material e que naturalmente busca realizações concretas. Leão tem uma natureza criativa e que busca se tornar especial. Escorpião investiga, vai fundo, se envolve.)

Feitas todas as explicações, vamos ao planejamento da decoração inspirada no ciclo lunar?

Primeira etapa – Planeje antes de começar (Fase Nova) 


Faça um levantamento da rotina e suas necessidades práticas.

Fica mais fácil planejar quando a gente sabe para quem estamos planejando! Parece obvio, mas é muito comum não levar isto em consideração e errar na hora de pensar na decoração.

Vamos pensar em um ambiente específico para facilitar o processo, escolhi falar sobre o planejamento para o home office, ambiente que virou sonho de consumo nos últimos tempos pandêmicos, em que muitos de nós fomos “obrigados” a trabalhar de casa e não tínhamos um espaço adequado para isso.

Para planejar de acordo com as necessidades de seus usuários é bom saber para quem e em qual o período que este espaço será utilizado. Hoje não só os adultos utilizam este ambiente, talvez você tenha crianças em casa com as quais tenha que compartilhá-lo, ou um outro membro da família que também esteja trabalhando em casa neste momento, o que torna o planejamento mais específico.

Também é importante nesta etapa se perguntar qual é a atividade a ser realizada neste local, que tipo de equipamentos eletrônicos vai usar? Estas parecem perguntas óbvias, mas se não forem feitas e respondidas no início do planejamento podem comprometer a qualidade final da ambientação e demandar improvisos, por exemplo, com relação a instalação elétrica e iluminação, ou ainda faltar móveis e acessórios para situações específicas.

Segunda etapa – Dê forma às ideias (Fase Crescente)

Faça um levantamento do espaço físico! Antes de sair comprando os móveis é necessário levantar qual a disponibilidade de espaço e suas dimensões básicas como largura, comprimento, pé direito (altura do chão ao teto), localização de portas e janelas, bem como de tomadas e pontos de luz no teto. E conferir se já tem algo em termos de mobiliário que gostaria de usar ou (re)aproveitar.

Terceira etapa – Use a criatividade para dar seu toque pessoal (Fase Cheia)


Este é um capítulo à parte no planejamento de qualquer ambiente, aliás o que mais envolve e desperta sonhos, desejos, idealizações. Uma ferramenta que ajuda muito nesta etapa, a conhecer os gostos e preferências e ilustrá-los é a elaboração de um Moodboard ou painel de estilo. Nesse momento é legal não se limitar a regras e conceitos e deixar a imaginação fluir, buscar referências e inspiração para que o seu espaço fique com “a sua cara”.

Quarta etapa – Pesquise antes de comprar (Fase Minguante)


Levar em conta o custo x benefício é outra questão bastante relevante. E se o imóvel é alugado, por exemplo, isto pode influir nas escolhas e no investimento a ser feito. Um item bastante caro é o mobiliário, que merece uma pesquisa bem feita antes de decidir se ele será comprado pronto, planejado ou uma composição dos dois tipos.

Os tipos de acabamento do piso e das paredes, também tem que ser levados em conta, no caso do espaço precisar de reforma geral, quando o imóvel é usado ou estiver ainda sem acabamentos, no caso de imóvel novo. Eles podem se manter inalterados, ser parcialmente alterados ou totalmente alterados.

E aí, comenta aqui comigo se gostou dessa ideia?

Ficou com alguma dúvida que gostaria de me perguntar?

Se deseja renovar ou fazer algo de diferente em casa e não sabe por onde começar me chama aqui que eu te ajudo a se inspirar no seu Mapa Astral.


Para conhecer o Astral da Casa - Guia Astrológico de Decoração clique aqui!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Júpiter em Touro

Feliz Ano Novo Astrológico

Mercúrio retrógrado em 2023