Olá Dezembro!


Chegamos ao último mês do calendário do ano de 2021 e que ano foi esse?!...

Entre altos e baixos conseguimos, mas os desafios ainda nos esperam este mês, que começa com Netuno, planeta ligado a sensibilidade, a espiritualidade e as artes voltando a sua jornada em frente pelo signo de Peixes.

Signo pelo qual Júpiter irá transitar durante 2022, começando esta jornada que vai até o final do próximo ano dia 29 deste mês e indicando que os assuntos piscianos começam a se expandir e ganhar maiores proporções.

Símbolo de expansão e crescimento, quando está em Peixes, um dos signos do elemento Água, Júpiter pode ampliar as emoções e a sensibilidade, pode mexer com a imaginação e a intuição, favorecer a solidariedade, a compaixão, a compreensão e o altruísmo. Questões ligadas à espiritualidade, mediunidade e psiquismo também podem se evidenciar. Por outro lado, pode haver uma tendência ao aumento de vitimismo, escapismo, sonho, fantasia, ilusão, sacrifício e dissolução do ego.

Este também pode ser um forte indício de que não nos livraremos da pandemia tão cedo, ainda teremos que conviver com a possibilidade da contaminação em massa e da ampliação dos seus efeitos, para o bem ou para o mal.

O mês mal começa e teremos a Lua Nova dia 4, formando um eclipse solar, o último de 2021. Quais foram os assuntos com os quais você teve que lidar durante o ano e que vem se alternando, hora em uma questão hora em outra? Conseguiu perceber?

Os eclipses acontecem sempre aos pares e no mesmo eixo de signos. O eixo Gêmeos-Sagitário esteve em evidência indicando muita movimentação ao longo do ano para os temas que estes signos regem, como estudos, cursos, viagens, contatos, e novamente teremos essas questões sendo levantadas pelos próximos 6 meses, período que normalmente ocorrem os reflexos de um eclipse. Para lidar com estes e outros assuntos que podem vir a tona é necessário não se prender a dogmas e verdades absolutas, pois elas não existem.

Este é um momento de ocultação da luz, indicando que pode faltar clareza para tomada de decisões e em se tratando de um eclipse solar, isto indica que as temáticas lunares podem ser ativadas, mexendo por exemplo, com questões passadas que podem voltar à tona. Também é um momento interessante para se voltar para se voltar para dentro e expandir o mundo interior a partir de como se sente.

A Lua chega ao ápice da fase crescente no signo de Peixes dia 10 em conjunção com Netuno. Esta poderá ser uma fase muito inspirada, idealista, conectada com sonhos e fantasias, em que talvez falte clareza para tomada de decisões.

Em dezembro também teremos Vênus entrando em retrogradação dia 19, movimento que segue até o final de janeiro do próximo ano.

Serão 40 dias para rever como estamos lidando com as relações de modo geral, as questões materiais, bem como os valores pessoais e a autoestima.

O período de retrogradação não favorece o início de relacionamentos, por outro lado, pode ser um momento em que após reavaliar conclua que é hora de fechar ciclos e efetivamente terminar relações. Mas também pode ser um momento de retorno de antigas relações .

Novas aquisições materiais e as questões ligadas a estética também demandam atenção, não é o melhor momento para cirurgias ou mudanças radicais na aparência, pois a chance de mudar de ideia e se arrepender depois é considerável. Mas pode ser um momento interessante para reavaliar investimentos e finanças com mais atenção, pensar mais em qualidade do que quantidade, se planejar.

Dia 19 a Lua chega ao ápice da fase cheia no signo de Gêmeos, o que pede jogo de cintura, flexibilidade, curiosidade e versatilidade. A exposição das ideias, as trocas e contatos ficarão em evidência neste período.

O ingresso do Sol em Capricórnio dia 21 contribui com esse planejamento, abrindo uma temporada de mais pragmatismo e objetividade. Oportunidade anual para se conectar com o clima capricorniano de perseverança, disciplina e seriedade.

Dia 23 os Nodos Lunares mudam para o eixo Touro-Escorpião, indicando o caminho a seguir nos próximos 18 meses e o que soltar para não carregar peso extra.

O caminho da evolução terá a ver com a capacidade produtiva e a forma de lidar com recursos materiais e para isso será necessário fazer mudanças e saber administrar perdas.

Não posso deixar de mencionar que novamente irá se formar uma tensão entre Saturno e Urano, dia 24. Aquela que vem abalando estruturas ao longo do ano.

Esta tensão indica que continuaremos com muita resistência em relação as mudanças, com possibilidade de instabilidade e dificuldade de levar adiante novos projetos. As bases estruturais estão tendo que ser reconstruídas e isto tende a ser desgastante, demorado e envolver mais energia do que o necessário. A articulação entre estabilidade e renovação tem sido difícil.

Este contato desafiador entre Saturno e Urano requerer de nós quebrar velhos paradigmas, ir contra preconceitos e desigualdades em busca de uma nova ordem social, quebrar regras, paredes, resistências, livrar-se de burocracias que atrapalham o progresso e isto tende a ser motivo de dificuldades e tensões.

Terminando o mês teremos uma Lua minguante no signo de Libra dia 26, que se somada ao fato de estarmos em plena retrogradação de Vênus, indica a necessária finalização de negociações e acordos que ainda estiverem em aberto.


Espero que estas interpretações possam te ajudar a conduzir melhor seus dias, deixe aqui seu comentário, dúvida, sugestão ou se preferir entre em contato pelo marialuaastrologia@gmail.com e siga acompanhando nas redes sociais do @marialuaastrologia!

Até o próximo,

Maria Lua Astrologia

 

Se está gostando do conteúdo se cadastre para receber o MARIA LUA NEWS e ganhe de presente o Guia de Consulta Rápida - O Mapa Astral – clicando aqui! https://bit.ly/3v4Qgrn

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Júpiter em Touro

Feliz Ano Novo Astrológico

Mercúrio retrógrado em 2023