Ano Novo 2022

O Sol ingressa em Áries às 12h33 do dia 20/03/22, iniciando sua jornada anual pelo zodíaco.

Este Mapa nos dará ideia do clima, da vibração do próximo ano astrológico de modo geral.

Estou há alguns dias olhando esse Mapa em silêncio, tentando captar o que ele tem para nos dizer. Então vamos lá, para a minha interpretação...

“Navegar é preciso, viver não é preciso”

O Ano Novo Astrológico terá a vibração de Peixes muito forte e isto indica que essas qualidades estarão em evidência.

Neste Mapa Mercúrio, Júpiter e Netuno estão muito próximos, fortalecendo a expressão deste signo do elemento Água ao longo do ano.

A água é um elemento essencial a vida, onde temos este elemento no Mapa tendemos a ser mais instintivos, emocionais e profundos.

Este será um ano para desenvolver qualidades como sensibilidade, inspiração, altruísmo, envolvimento, empatia, compreensão, compaixão.

Usar a habilidade de inovar de maneira prática e cautelosa

Outro signo que estará muito presente em nossos dias, ressaltando suas qualidades é Aquário. Cada vez mais vamos exercitando seus princípios ligados a fraternidade, igualdade e liberdade.

Estamos todos sendo convidados a construir um mundo melhor, e em se tratando de um signo do elemento Ar, isto se dá através do pensamento, do desenvolvimento intelectual, da circulação das ideias e do intercâmbio social.

Atender as diferentes necessidades dos indivíduos permite que a sociedade funcione de forma digna e justa.

Com Saturno neste signo o nosso compromisso e responsabilidade social com estes princípios se tornam maiores, assim como os desafios e limitações também.

Novos tempos, novas realidades

Saturno em tensão com Urano já há algum tempo, tem nos mostrado o quanto é difícil o exercício responsável da liberdade. Ainda há muita resistência as mudanças e estas barreiras vão ter que ser derrubadas pouco a pouco, com senso de realidade e paciência.

De fato, esta quadratura ainda vai se repetir ao longo do ano (ficando mais intensa entre agosto e novembro), indicando incertezas mundiais em relação a política, a economia, a saúde, entre tantas outras questões sociais e coletivas, mas ainda assim, podemos começar a pensar na reestruturação de tudo isso em um futuro próximo.

É hora de olhar para frente, para a nova organização social que estamos pouco a pouco desenvolvendo e que tende a ser pautada no senso de responsabilidade e no respeito ao exercício da liberdade.

As questões globais tem nos mostrado isso, testando nossa capacidade de criar alternativas diferentes diante destes novos desafios.

Temos que confiar no futuro, ainda que ele seja uma conquista lenta, porém diária!

Agora que estamos ficando mais conscientes de que as questões sociais são responsabilidade de todos, já não é sem tempo cada um cumprir a parte que lhe cabe e colaborar para o bem comum.

E nesse ano teremos essa possibilidade, de nos tornarmos “adultos” e exercitar de forma responsável nossa participação social.

Ainda que alguns resistam, caminhamos para isso...

Urano segue em Touro, na Casa 11 deste Mapa, sinalizando e reforçando a ideia de que mudanças coletivas podem ser esperadas.

Os valores humanitários serão estimulados, facilitando as ações sociais. Atitudes inovadoras em relação aos interesses comuns contribuirão para ir mudando as diferenças sociais.

Porém a radicalidade e a intolerância as diferenças ainda poderão ser fonte de turbulências desnecessárias.

O tom do ano será de muita troca de informação e movimentação

Com o Ascendente Gêmeos, este Mapa indica que será um ano de abertura para iniciarmos as coisas através do contato com as pessoas, da comunicação e troca de informação, ideias, pensamentos, opiniões.

Este também poderá ser um ano para nos colocar em movimento e nos levar literalmente de volta as ruas para ver as novidades, andar por aí, ficar “ligado”.

Um ano de maior interação com o que está ao redor, com a vizinhança, com o que está fora de casa, do ambiente familiar.

Exercitar a versatilidade, a multiplicidade, a curiosidade, a capacidade de se adaptar e flexibilizar.

Mas atenção a possibilidade de dispersão, superficialidade, falta de foco, fantasia, idealização, pois Mercúrio (regente de Gêmeos) está coladinho a Júpiter no signo de Peixes.

É como diz uma frase que li outro dia, “mudar de ideias não é problema, problema é não ter ideias para mudar.”

A comunicação poderá ser um problema se mal intencionada ou utilizada. Poderemos ficar sujeitos a julgamentos precipitados, distorções, excessos, distrações.

Será preciso saber lidar com os “donos da verdade” e ficar atento as controvérsias, especulações, mentiras e ilusões.

Um ano de grandes crises, muitas mudanças e profundas transformações

Com a Casa 8 deste Mapa cheia de planetas, não será possível passar por este período sem experimentar algo neste sentido.

Mudar a forma como agimos para conquistar o que desejamos, mudar a forma como lidamos com perdas e transformações, mudar a forma como nos relacionamos com o mundo externo e com as nossas próprias questões internas.

Isto não será uma tarefa fácil, “gostosinha”, pois poderá ser vivido de uma forma radical, imprevisível, sem controle.

As relações serão testadas e dificultadas para os mais imaturos e inseguros, mas por outro lado, poderão ser um campo de experiências de muito aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Para o alto e além das verdades absolutas

Uma outra Casa do Mapa me chama a atenção, por isso a ideia de que caminhamos cada vez mais para uma nova realidade, é a Casa 9 que recebe um aglomerado de planetas, o que me faz crer que com estes temas ativados este poderá ser um ano voltado para expansão de consciência e interesse no futuro.

Um ano para questionar e buscar “verdades”, ainda que elas estejam cheias de paradoxos e contradições. Portanto, atenção para não se tornar vítima de falsos “gurus” e autoridades intelectuais espertas e aproveitadoras.

Para assistir uma intensa movimentação em relação as questões filosóficas, religiosas, éticas e morais.

Um período de buscas intelectuais e espirituais que certamente irão nos convidar a enfrentar as barreiras que nos separam de outras culturas e sociedades.

Pois estaremos mais sensíveis a dor e ao sofrimento alheio, voltados para o desenvolvimento de virtudes como a compaixão e a abnegação.

Conexão com as artes e a espiritualidade

Este também será um ano para ampliar nossa coragem e iniciativa de viver experiências no campo das artes e da espiritualidade.

O Sol está no ponto mais alto do Mapa, iluminando o setor das experiências voltadas para as aspirações da vida pública, para a inclusão social e o reconhecimento obtido através das oportunidades que nos levam a conseguir o que ambicionamos, o nosso lugar no mundo.

E o mundo está de fronteiras abertas novamente (pós-pandemia), nos permitindo viver experiências fora de nossas casas.

Isto poderá nos levar a querer realizar sonhos e fantasias, a entrar em contato com as artes ou algo que traga encantamento e leve a sair da realidade.

A espiritualidade também poderá ser vivida de forma mais ativa e espontânea, bem como um aumento de procura por terapias alternativas, meditação, retiros.

Talvez até o ímpeto ariano, em certos momentos, fique menos agressivo e individualista e mais compreensivo e inclusivo, como reflexo da conexão Sol-Netuno.

Busca por equilíbrio emocional e sensibilidade, além de estímulo as manifestações artísticas

A Lua neste Mapa “está sozinha” e em tensão com Plutão, o que para mim acena para a importância das questões emocionais e a necessidade de buscarmos exercitar a paz, a justiça, a harmonia e o equilíbrio emocional.

No signo de Libra ela indica que a demanda emocional será em função das relações, das parcerias, do outro.

Este possivelmente será um ano para buscar viver os relacionamentos se pautando no equilíbrio e na harmonia.

Um fator que de certo modo diminui a necessidade ariana de agir por impulso, levando a ponderação e avaliação das situações antes de tomar decisões.

Por outro lado, pode indicar insegurança e indecisão.

Porém a tensão com Plutão indica que as questões emocionais poderão ser um fator, que dependendo da circunstância pode dominar a situação e provocar transformações profundas. Isto indica também dificuldade em ser diplomático, conciliador, fazer acordos, em função da necessidade de controle e manutenção do poder.

O que reforça também a tensão formada entre Vênus-Marte-Urano, indicando que para viver de forma gratificante as experiências no campo dos relacionamentos, será preciso saber lidar com a liberdade e o compromisso de forma saudável, ter a mente aberta para reconhecer e respeitar as diferenças, cultivar o sentimento de amizade e fraternidade, dar espaço para mudanças e lidar com imprevisibilidade.

Outra questão trazida pelo posicionamento da Lua é que estando na Casa 4 indica que a família e o ambiente doméstico ainda estarão em evidência, infelizmente com a possibilidade de crises e perdas, como reflexo da tensão com Plutão, que trarão profundas transformações.

Este posicionamento da Lua, por outro lado também indica maior sensibilidade para a beleza e as manifestações artísticas, o que pode contribuir para estimular o setor da moda e das artes, que será bastante estimulado também, como indica o aglomerado de planetas no signo de Peixes.

Feliz Ano Novo!!!!

Maria Lua Astrologia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Júpiter em Touro

Feliz Ano Novo Astrológico

Mercúrio retrógrado em 2023